“Charles
Darwin (imagem à direita) virou nosso mundo de cabeça pra baixo” afirma o
professor Richard Dawkins, no documentário O
Gênio de Charles Darwin. Está afirmação faz todo sentido quando entendemos
que foi este cientista naturalista de origem inglesa que, rompeu com teorias vagas
de uma crença até então “imaculada”.
De onde
viemos? E para onde vamos? Sempre foram questões que perturbaram e continuam
perturbando a humanidade, que sempre buscou apoio para suas respostas dentro do
legado religioso para acalmar a sede por indicativos sobre sua destinação ou
origem. Poderíamos pensar que isso faz parte de um quadro do passado, o que não
é uma realidade. Ainda hoje muitos acreditam que “as verdades” se estabelecem
desta forma.

O
ambiente educacional deve se propor sim a discutir questões de diferentes
orientações, formatando dessa maneira um ambiente democrático e apto para a
colaboração na formação do ser social. Sem nenhuma espécie de restrição, por
isso o ensino de ciências, o ensino de biologia e demais áreas que tenham o
evolucionismo contido no seu saber, não deveria ser reticente quando ao manejo
do conhecimento fundamentado por Darwin, em nome da crença particular de cada
um dos indivíduos.
Ensinar
através das evidências faz parte deste processo e isso deve ser desenvolvido.
Buscar um equilíbrio entre respeito e verdade também. Cabe ao educador manusear
o saber sem agredir ou ferir o ideal religioso, não que esta prática seja
fácil, mas cabe a ele o bom senso. O que não se poder negar é o acesso à
informação, o conhecimento de novas possibilidades, o encaminhamento para a
construção do ser crítico.
Não
se trata de uma batalha ateus x crentes, poderíamos ainda ter focado em outras
questões concernentes ao documentário, mas certo é que devemos fugir do
ufanismo radicalista em prol da difusão do que é evidente e do que pode ser
controverso. Não nos cabe, nem de longe, fechar está questão, pois esta muito
além do papel do educador nos cabe sim fomentar ainda mais essa discussão para
que o saber possa ser cada vez mais difundindo através das reflexões e não mais
das ideias postas.
Fonte das imagens: Google Imagens
Acadêmico: Bruno Maciel
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