terça-feira, 1 de maio de 2012

O gênio de Charles Darwin



A existência de vida humana na Terra gera diversas dúvidas quando ao seu aparecimento (ou surgimento). Não é de hoje que ciência e religião travam uma busca de explicações para isso. Do criacionismo tem-se a ideia de Criação dos seres humanos por Deus, na ciência Darwin traz evidências de um processo evolutivo por seleção natural. Acredito que aqui não entra a cogitação qual o tipo de crença das pessoas até por que cada um acredita naquilo que convém a partir das suas observações. Como futura educadora, o que chama a atenção no vídeo “O gênio de Charles Darwin (episódio 3)” é o fato dessas duas constatações (a criacionista e a de evolução) são ensinadas na escola mas muitas vezes sem aproximação com a realidade (ou detalhamento) ou nem são trabalhadas. As pessoas tem medo de discutirem assuntos como estes assim como muito antigamente tinham receio ao falar sobre drogas, racismo ou orientações sexuais. Na verdade acredito que tudo passa por um processo de análise, você não pode negar a existência de determinado fenômeno sem ao menos conhecê-lo. Certamente o avanço nas técnicas e o estudo preciso explicam muitas coisas existentes atualmente, e não podemos negar que na Idade Média a Igreja tratou de contestar diversas teorias científicas o que estabeleceu um retrocesso na ciência. Outro fato no vídeo que chama a atenção é quando se cita que “o que acreditamos é hereditário”. É notório que atualmente com a disseminação de informações isso já não é tão verdade assim, pois na minha concepção a falta de informação (e embasamento teórico) faz com que acreditamos em coisas sem ao menos analisarmos as evidências e com essa disseminação de informações tão acessíveis não se formulam mais concepções como, por exemplo, há 20 anos. O que se estabelece aqui é que quando determinado assunto é polêmico trata-se de extingui-lo ou nem trabalha-lo seja em qualquer âmbito (escolar, acadêmico, etc). Pois por exemplo quando uma instituição é de determina ordem religiosa como se trabalhariam essas teorias com os discentes? Esse tipo de questão não é encontrado somente em âmbito educacional, diversos outros órgãos passam por esse tipo de preposição. No momento em que se aceita a evolução biológica não se descarta a existência de um Deus. O entrave aqui discutido é de como estes temas são tratados em âmbito educacional. Para isso através do artigo evolucionismo x criacionismo de SOUZA,R.F et all, pode-se perceber como os universitários que atuarão em âmbito escolar acreditam no processo de evolução. Conforme figura 1 as respostas de estudantes que podiam optar por mais de uma opção, a resposta mais significativa é de “aceitação biológica que não descarte a existência de um Deus”. Acredito que essas formulações devem sim ser relatadas em âmbito escolar, o educador é que deve ser o mediador para que não haja constrangimento ou indução de opiniões. É uma tarefa difícil, mas é um tabu a ser quebrado.
Figura 1: Respostas referentes a aceitação do evolucionismo como teoria para a origem dos seres humanos.
Fonte: SOUZA,R.F et all. Criacionismo x evolucionismo: aceitações e rejeições no século XXI. Ciência Hoje,São Paulo, v.43,n.256,p.37- 41, jan/fev 2009. Disponível em< http://cienciahoje.uol.com.br/banco-de-imagens/lg/protected/ch/256/evolucionismo256.pdf/view> Acesso em 01 mai 2012.


Referências:
SOUZA,R.F et all. Criacionismo x evolucionismo: aceitações e rejeições no século XXI. Ciência Hoje,São Paulo, v.43,n.256,p.37- 41, jan/fev 2009. Disponível em< http://cienciahoje.uol.com.br/banco-de-imagens/lg/protected/ch/256/evolucionismo256.pdf/view> Acesso em 01 mai 2012.
"O gênio de Charles Darwin". Disponível em<http://www.youtube.com/watch?feature=iv&annotation_id=annotation_421986&src_vid=hNPNEObR0Nc&v=V6xkXI7BYKI> Acesso em 29 mai 2012.

Postado por Viviane Regina Pires.Acadêmica do curso de Geografia (licenciatura plena) da UFSM.





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