terça-feira, 1 de maio de 2012

O Gênio De Charles Darwin

 Após assistir a parte 3 do documentário O Gênio de Charles Darwin, pude refletir sobre algumas questões concernentes à Biogeografia, mas também é inegável se discutir questões religiosas quando o assunto é a Teoria Evolucionista de Darwin. 
 Antes de mais nada, deixo claro que acredito na evolução dos seres vivos, só que este fato não me faz deixar de acreditar em Deus, tenho uma outra visão do que alguns daqueles que acreditam no criacionismo ou traducionismo, acredito que ciência e religião não precisam ser opostas, acredito que os "milagres" de Deus podem ter, sim, uma explicação entendível a nós humanos. E com relação aos milagres do Novo Testamento, discutido no documentário, como exemplo a virgindade de Maria ao conceber Jesus, creio que isso realmente não importa, não deveria ser o foco das discussões, os textos bíblicos obviamente foram manipulados e alterados ao longo da História, como os próprios historiadores podem nos relatar, até mesmo devido às várias traduções e línguas por as quais passou, só que a vida de Jesus Cristo não aconteceu para fazer um show de milagres de Deus e, sim, para trazer ensinamentos de uma vida melhor para a sociedade, tendo como norte o amor, fatos que podem ter sido fantasiados ou enfeitados ao longo do tempo.
 E, ao trazer todo esse conhecimento à escola, o professor/educador precisa ter o cuidado de não impor suas opiniões, suas crenças. É necessário que sejam apresentadas as evidências científicas, não se deixando de lado o que os religiosos afirmam. Também não podemos ser hipócritas e achar que essa tarefa é fácil, de alguma forma traremos nossa opinião como professor, sendo nossa intenção ou não, já que em um ser humano não existe a imparcialidade, de algum modo daremos mais enfoque a uma ou a outra coisa, é claro. Não é porque o professor é ateu ou extremamente religioso que excluirá a ciência ou excluirá a religião perante os alunos, é preciso ser passado o conhecimento, ser passado o evolucionismo e o criacionismo e, a partir disto, o aluno construir um novo conhecimento, o seu conhecimento, de acordo com os fatos apresentados, afinal, isso é a educação.
 Educar não é simplesmente jogar um conhecimento pronto aos alunos, é preciso construí-lo junto com o educando, é preciso auxiliá-lo nessa construção. Querendo ou não, seremos tendenciosos para um dos lados quando o assunto é ciência versus religião, infelizmente hoje ainda é difícil conciliá-los. Só que não podemos de certa forma esconder um ou o outro, precisamos mostrar o que é a ciência está descobrindo, mostrar quem foi a figura importante de Darwin (imagem à direita à cima) e, também, mostrar o papel que a Igreja tem junto a tudo isso.
 Richard Dawkins (imagem à esquerda) é um cientista ateu que no referido documentário impõe sua ideia, seus estudos, como tal. Evidências científicas são indiscutíveis, porém há de haver respeito aos que mesmo assim não acreditam na evolução. O respeito, por vezes, faltou nas discussões no documentário, por parte de ambos os lados. Essa é a minha crítica negativa. Como crítica positiva, a ideia de se apresentar a Teoria Evolucionista de Darwin nas escolas tem meu total apoio.

Fontes das imagens: Google Imagens.

Acadêmica: Carmen Luyara Canabarro Leal.

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