quarta-feira, 2 de maio de 2012

O Gênio de Charles Darwin

                                                                                                 
           O documentário O Gênio de Charles Darwin, de Richard Dawkins, nos apresenta como questão central a oposição entre o evolucionismo, teoria exposta por Charles Darwin na obra A Origem das Espécies, em 1859, e o criacionismo, ou seja, a ideia de que a criação das espécies tenha se dado por origem divina. Entretanto, com o surgimento dos fósseis, o criacionismo acabou sendo contestado.
            Diante disso, o documentário procura expor a batalha entre a ciência e a religião para explicar a origem e a evolução das espécies, bem como posicionamento de ambos diante das teorias já citadas.
             Darwin era um homem crente e religioso, contudo, a partir de uma viagem pelo mundo, com o intuito de reconhecimento de diversas partes do mundo, percebeu a variabilidade de espécies, sua distribuição e as características que apresentavam perante essa distribuição. Dessa forma, seu posicionamento diante da criação e da evolução das espécies acabou se confrontando. A partir disso Darwin começou a reunir fatos, e a pensar cada vez mais no que observava. Ao fim de um período longo de pesquisas, publicou o livro A Origem das Espécies – Por Seleção Natural, o qual causou um impacto revolucionário na sociedade.
            Os religiosos por sua vez, conforme exposto no documentário, não se conformaram, e ainda hoje não se conformam que a interpretação da Bíblia Sagrada tenha sido descartada, posicionando - se de forma a contornar evidências plausíveis, colocando sempre a origem divina ante qualquer constatação científica.
            Ainda nos dias atuais, a teoria da evolução é alvo de muitos questionamentos acerca de sua veracidade, embora as evidências científicas sejam indiscutíveis, e da forma com a qual é trabalhada no âmbito acadêmico, gerando divergências de opiniões sobre sua aplicação, de forma que se ensine, ao passo que o aluno tenha consciência e adquira conhecimento daquilo que lhe é apresentado em sala de aula, de modo que isso não seja imposto de modo que influencie na formação de sua crença, seja ela científica ou de cunho teológico.

Acadêmica: Pauline Birck.
Fonte das imagens: Google Imagens.

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