quarta-feira, 2 de maio de 2012


O gênio de Charles Darwin

O vídeo trás como questão principal o conflito existente entre a religião e a ciência, sobre a origem do Universo e da própria humanidade. Ou seja, evolucionistas X criacionismo, os evolucionista utilizam evidencias que comprovam a evolução dos seres vivos, sendo citado e defendido pelo professor Richard Dawkins da Universidade de Oxford, as teorias de Charles Darwin. Charles Darwin foi um dos primeiros a irem contra a corrente da igreja, desenvolvendo a teoria evolutiva, onde citava que organismos mais bem adaptados ao meio possuem maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados, esse deixariam maior números de descendentes, a teoria da seleção natural. Essa teoria não envolvia Deus em sua percepção, assim sendo Deus não teria nenhuma influencia sobre a criação dos seres vivos.
E de outro lado os religiosos que defendem criacionismo, onde Deus foi criador dos seres vivos, com a interferência divina.
No decorrer do vídeo o professor visitas e faz pequenos debates com profissionais que defendem o criacionismo, porem fica claro que esses não possuem grandes argumentos ou um argumento compreensível, como citado pelo evangélico John Mckay “se a evolução é verdadeira por que não vemos ela acontecer?” isso que disser se não podemos enxergar ela não existe, outro debate que demonstra essa ideia foi realizado com professores da área de ciências, onde eles alegam que não cabem a eles derrubarem as religiões das crianças e a relação família. Muitos alegam que não existem evidencias para a evolução, mas Richard demonstra que existem através de fosseis e de um código de quatro substancias químicas em cada célula presente em cada ser vivo o DNA, existindo hoje maquinas que podem analisar e comparar o DNA com precisão absoluta, permitindo colocar em teste a teoria de Darwin.
Por último demonstra que existem cristãos que estão em cima do muro, aceitando a teoria evolutiva, porem, partindo de um único ser, este criado por Deus.
Outro ponto que pode ser retirado deste vídeo refere-se ao modo de ministrar aulas, onde o professor pode provocar uma “lavagem cerebral” no aluno, ou criar uma só opinião.  Através da utilização de uma só teoria, como demonstrado no vídeo, onde existe um grande esforço para introduzir nas aulas de Ciências a teoria criacionista. Como futuro educador, creio na grande importância de sempre demonstrar os dois lados, cabendo a cada um julgar e adotar através de critérios pessoais a corrente explicativa que lhe parece mais plausível.

Acadêmico: REGINALDO P. SOARES 

Nenhum comentário:

Postar um comentário