quarta-feira, 2 de maio de 2012


O Gênio de Charles Darwin

O Gênio de Charles mostra que Darwin é considerado pelos criacionistas como alucinação, mesmo com todas evidencias que Darwin deixa para nós os criacionistas recusam-se a procurar entendê-las.
As evidencias da seleção natural que Darwin expõe em suas obras ficam comprovadas cientificamente, mas existem pessoas que se recusam a acreditar na evolução e na seleção natural das espécies. Esse tema é discutido no filme de uma forma bem “científica” onde, por exemplo, leva-se em consideração que os criacionistas tentam destruir o legado de Darwin. Para o próprio Darwin essa questão de religião era um problema, pois sua esposa era uma devota cristã. Olhando o filme nota-se que o cientista instiga professores e religiosos a se perguntarem por que acreditam na teoria da evolução, mas não vão contra as teorias do criacionismo.
Como este espaço aqui é um espaço para discussão, o qual muitas pessoas têm acesso, vou tentar exprimir algumas ideias de cunho pessoal. Apesar de estar em um meio acadêmico voltado para o lado científico e entender as teorias de Darwin de evolução e seleção natural, e saber que a Bíblia é um grande registro histórico mítico e/ou místico, também sou um pouco criacionista. E como os criacionistas do filme, também não sei explicar algumas coisas que não temos evidencias ou provas científicas que possamos nos expressar através da razão. Existem diversas respostas pela qual dentre elas algumas explicadas no filme as quais eu poderia explicar a minha razão criacionista, seja pelos métodos utilizados por meus educadores na hora de aprender que também não quiseram interferir nesse direito que temos de pensar se existe ou não existe Deus. A família também é um fator que interfere. Quero deixar claro que não sou uma dessas pessoas que se recusa a entender as evidencias deixadas por Darwin. Assim como eu, os outros que também incluíram seus comentários aqui neste espaço terão de escolher futuramente a forma como trabalhar estas questões como educadores.
Estou aqui opinando, não sei se saindo fora do contexto proposto, mas mostrando um lado do filme que talvez nem todos tivessem percebido. Outro fator também é que hoje quando se toca nesse assunto de Darwin x Criacionistas há uma grande critica por parte dos dois lados das teorias de um e de outro, então imaginemos Darwin como foi criticado na época em que revelara suas teorias.
Portanto acredito que como no próprio filme a teoria de Darwin é altamente confiável pela história biológica, mas mesmo assim eu me definiria um “criacionista em cima do muro”. E o que fica para discussão nesse post é um comentário do filme que diz: Tentar ter tanto Deus quanto as leis da ciência significa que um ou outro está comprometido?
                                                                                                                
                                                                                                                    Silvio Domingues

Nenhum comentário:

Postar um comentário