sexta-feira, 4 de junho de 2010

AS DIFERENTES ABORDAGENS DE ESTUDO EM BIOGEOGRAFIA


Basicamente, a Biogeografia estuda a distribuição dos seres vivos através dos condicionantes ambientais que são assumidos devido à localização de uma determinada área. Porém, esta ciência não deve se abster em discutir qualquer assunto que possa afetar a natureza e a sociedade. Ainda que muitas vezes seja confundida com outra ciência por ter uma abordagem multidisciplinar.
Em geral, quando se fala em Biogeografia, logo se pensa na distribuição dos biomas terrestres. Isso porque este tema é o único tratado, no sentido biogeográfico, nos livros didáticos e é abordado pelos professores na escola. Mas, a Biogeografia estuda qualquer tema relacionado à vida e sua repercussão no espaço e na sociedade, nas diferentes escalas espaciais e temporais.
Para tanto, são utilizados diferente tipos de abordagens citadas abaixo:
Abordagem Corológica – Centra-se nas transformações ocorridas de uma determinada área ao longo do tempo. O estudo é realizado com o método taxonômico, que se preocupa em identificar e classificar as espécies.
Abordagem Biocenológica – Esta abordagem é relativa ao estudo de determinada comunidade de espécies de um lugar. Utiliza-se do método fisionômico para entender a estrutura de uma comunidade e as conseqüências que sofreram em função das condições ambientais passadas ou presentes.
Abordagem Ecológica – Pretende atingir a compreensão das relações que os seres vivos estabelecem com os outros elementos da paisagem. Nesta, emprega-se o método ecológico para identificar e quantificar os fluxos de matéria e energia em um ecossistema, a fim de explicar a existência de uma espécie em um determinado local.
Abordagem Geossistêmica – Representa o estudo das variações na paisagem resultante do processo histórico. Este método que exige uma visão integrada dos condicionantes naturais. Portanto, para utilizá-lo é necessário um conhecimento das influências que sofrem devido a fatores como relevo, clima, água, solo, biosfera e o homem.




Marciele Simon Carpes


Sites visitados:

ivairr.sites.uol.com.br
www.eregeo.agbjatai.org/anais/textos/105.pdf
www.geografia.fflch.usp.br
www.ub.es/geocrit/


Um comentário: