quinta-feira, 3 de junho de 2010

ESPECIAÇÃO


Desde que houve á criação do mundo novas espécies foram surgindo e algumas também se extinguindo. Mas como ocorre o surgimento de novas espécies? A multiplicação das espécies se deve ao um processo designado de especiação, os quais serão abordados a seguir.

Mas o que é uma espécie?

São grupos de populações que vivem e um determinado nicho ecológico, e que se cruzam entre si.

A especiação é um processo genético, na qual diferentes tipos de organismos se originam, a partir de uma população ancestral. Um exemplo seria o cruzamento do jumento com á égua, resultando assim a mula (um híbrido estéril).

A especiação ocorre quando uma espécie se isola geograficamente, alterando assim o seu nicho ecológico e fazendo com que a mesma sofra mutações com o passar do século. Um exemplo ocorreu com os chamados “Tentilhões de Darwin”, na ilha de Galápagos, na qual houve á reprodução de mais de uma dúzia de espécies.

O processo de especiação une á macroevolução e a microevolução, na qual, tem-se o “efeito fundador” ou “efeito garrafão” que diz que quando um determinado ambiente é invadido por alguns organismos de mesma espécie, haverá á multiplicação dos mesmos, como se pode perceber na figura abaixo:

O processo de especiação está representado na figura á seguir:



Do ponto de vista geográfico, o processo de especiação, pode ocorrer de 3 formas distintas: Especiação Alopátrica (Peripátrica), Simpátrica e Parapátrica.
Especiação Alopátrica (alo-além, pátrica-pátria):
É o processo que ocorre quando duas ou mais espécies ficam isoladas umas das outras, devido á ocorrência de uma cadeia montanhosa, por exemplo. E que após algum tempo depois que desaparece essa cadeia de montanhas, essas espécies voltam a se reencontrar, mas não trocando genes entre si, como se pode perceber na figura abaixo:


Também na especiação alopátrica, tem a chamada especiação peripátrica, o qual se caracteriza por esta apresentar um número pequeno de grupos, assim nesse tipo de especiação predomina o chamado "efeito fundador". Exemplo o que acontece nas ilhas.


Especiação Simpátrica:(sim-mesma pátrica-pátria)

Nesta especiação dois grupos de populações ocupam á mesmas área geográfica. Exemplo disso são os insetos que se tornam dependentes das plantas hospedeiras dentro de uma mesma área. Na área geográfica, localizada nos Estados Unidos, tem-se a especiação simpátrica que ocorre numa população de rãs.

Especiação Parapátrica: (para- junto de, pátrica- pátria)

É o processo pelo qual há o surgimento de novas espécies em áreas diferentes á da espécie ancestral e não existe isolamento geográfico.

Meridiana Dal Ross.
Referências:

5 comentários:

  1. Meridiana,
    a tua postagem demonstra um esforço de pesquisa e de seleção de imagens adequadas para ilustrar o texto. Todavia, algumas questões precisariam ser revistas, como por exemplo o fato de que o teu texto tem dois tamanhos de fontes distintas. Muito provavelmente, na hora de copiar de sites diferentes, acabou faltando uma uniformidade. O efeito garrafão também não está muito claro. É muito provável de que a pessoa que não sabe do que se trata, também não vai ficar sabendo lendo o que vc escreveu.

    ResponderExcluir
  2. "Criação" do mundo, vai nessa, vc quer dizer EVOLUÇÃO DO MUNDO.

    ResponderExcluir
  3. achei muito bacana bjuuuuuuuuu

    ResponderExcluir