terça-feira, 1 de junho de 2010


Espécies Endêmicas nos biomas brasileiros

Como sabemos o Brasil é um pais rico em biodiversidade, isso devido a vários fatores como a sua grande extensão territorial e aos diversos climas que o país possui. Isso faz com que possua uma variedade muito grande de fauna e flora. Essa diversidade toda faz com que o nosso país seja um lugar de grande variedade de espécies endêmicas. Esse termos refere-se a espécies que ocorrem apenas em lugar na terra. Além disso a uma subdivisão entre as espécies endêmicas, que são as neoendêmicas e as paleoendêmicas. As neoendêmicas referem-se as espécies que se originaram e um determinado lugar e ainda não tiveram tempo de se disseminar para outras regiões, e as paleoendêmicas referem-se as espécies que estão em uma dinâmica regressiva e aquele é o único lugar onde a espécie sobrevive.
A partir disso vamos caracterizar algumas das espécies endêmicas que o Brasil possui, numa caracterização através de seus biomas (Mata atlântica, Cerrado, Pantanal, Caatinga, Floresta Amazônica e Campos sulinos).



MATA ATLANTICA


Representa atualmente cerca de 8,5% do território nacional, a sua origem está associado a separação dos continentes africano e sul-americano, ocorrida aproximadamente 80 milhões de anos atrás. Possui uma grande biodiversidade, sendo que o número de espécies endêmicas é alto, especialmente em árvores e bromélias. Da flora 55% das espécies arbórea e 40% das não-arbóreas são endêmicas, inclusive muitas dessas espécies endêmicas estão ameaçadas de extinção. O jacaré do papo amarelo e o mico leão dourado são algumas das espécies endêmicas do bioma mata atlântica.






















CERRADO




Cobre cerca de 22% do território nacional, localizando –se principalmente no Planalto Central do Brasil. Assim como o bioma mata atlântica o cerrado também possui uma grande biodiversidade de flora e de fauna e o número de espécies endêmicas também é alto. Possui uma flora com mais de 10.000 espécies de plantas sendo que dessas 4.000 são endêmicas. Já em relação a fauna possui cerca de 1.500 espécies de animais, muitas delas também endêmicas. Alguns exemplos dessas espécies endêmicas são: o beija flor-de-gravata, rabo-mole-da-serra, e a gralha do cerrado.





PANTANAL



É uma grande planície alagável localizada na região centro-oeste dos Estados do Mato-Grosso e Mato Grosso do Sul, devido sua localização é um ponto de encontro entre diversos biomas, entre eles a Amazônia e o Cerrado, portanto pode-se encontrar a fauna e a flora típicas desses três biomas. Apesar da grande biodiversidade, o número de espécies endêmicas é baixo, sendo que a maior parte do endemismo ocorre no grupo de peixes, no qual já foram identificados cerca de 15 espécies endêmicas.

CAATINGA



Principal bioma da região Nordeste, possui uma área de aproximadamente 800.000 quilômetros quadrados, sendo que seus ecossistemas encontram-se bastante alterados. A biodiversidade de flora é média, sendo que cerca de 30% das plantas superiores são endêmicas. A fauna por sua vez é relativamente pobre se comparada com outros biomas. Alguns exemplos de espécies endêmicas são: mandacaru e o xique-xique.

FLORESTA AMAZONICA


A Floresta Amazônica é um enorme e complexo bioma que se estende por toda a Região Norte do país e em partes das regiões Nordeste e Centro-Oeste, além de oito outros países. A biodiversidade desse bioma é enorme, tanto no que se refere a fauna como a flora, sendo que a região apresenta grandes áreas de endemismo. Sendo que cerca de 50% das espécies de arvores, 70% de espécies de orquídeas e bromélias e 39% dos mamíferos são endêmicos, isso demonstra a riqueza natural deste bioma que infelizmente assim como a maior parte dos outros tem sido alvo de destruição pelos homens. Alguns exemplos de espécies endêmicas são: o muriqui e o acará bandeira.

CAMPOS SULINOS



Também é conhecido como bioma pampa, localizam-se no estado do Rio Grande do Sul e se estende ate o Uruguai e a Argentina, A biodiversidade concentra-se especialmente na fauna, no qual já foram encontrados 102 espécies de mamíferos, 476 de aves e 50 de peixes, sendo que o endemismo de mamíferos neste bioma chega a 39% das espécies. Entre as espécies endêmicas destacam-se : o tuco-tuco e o sapinho-de-barriga-vermelha.

BIOMAS COSTEIROS





O bioma costeiro é um mosaico de ecossistemas encontrados ao longo do litoral brasileiro, dos quais podem ser: manguezais, restingas, dunas, praias, ilhas, costões rochosos, baías, brejos e recifes de corais. Em conjunto este bioma apresenta uma rica variedade biológica de peixes, moluscos, garças, colhereiros, lontras, insetos, caranguejos, camarões, ouriços, corujas e pererecas são algumas das espécies animais presentes em suas áreas. As algas azuis, verdes, vermelhas e pardas, as orquídeas, bromélias e samambaias são exemplos de sua flora. Possui também uma grande biodiversidade, inclusive espécies endêmica, onde os maiores problemas deste bioma são devido a poluição.
Através disso podemos perceber que o Brasil é um país riquíssimo em biodiversidade, possuindo espécies endêmicas no mundo. Mas que devido a destruição que o homem vem fazendo através de desmatamentos, para a agricultura ou para ocupação vem caracterizando um local de grandes riscos para essas espécies, sendo que muitas delas já correm risco de extinção. O que fica para nós é um alerta, que é o de preservarmos essa riqueza natural que nos foi dada.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Endemismo

http://pt.wikipedia.org/wiki/Biodiversidade_no_Brasil

http://eco.ib.usp.br/lepac/conservacao/ensino/biomas_texto.htm

http://www.webartigos.com/articles/9205/1/MATA-ATLANTICA-ORIGEM-DO-BIOMA-CARACTERIZACAO-E-AREAS-DE-OCORRENCIA/pagina1.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mata_Atl%C3%A2ntica

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cerrado

http://www.impactotour.com.br/pi/index.php?idcanal=71

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-mata-atlantica/floresta-amazonica-1.php

http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=965&sid=2



ROSANGELA DALLA CORTE

16 comentários:

  1. Boa postagem! Talvez pudesse ter usado um pouco mais de fotos, mas está legal!

    ResponderExcluir
  2. me ajudou com o trabalho de geografia Valeu aí (Y)

    ResponderExcluir
  3. e um pouco grande para copiar mas eu acho que consigo e para semana que vem vamos la

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, me ajudou muito! Otimo trabalho!

    ResponderExcluir