terça-feira, 1 de junho de 2010

INTRODUÇÃO A BIOGEOGRAFIA

A biogeografia é a ciência que se dedica ao estudo da distribuição geográfica dos seres vivos no espaço através do tempo, sendo assim, estuda a distribuição dos seres vivos com base em sua dinâmica na escala espacial e temporal no planeta terra, procura entender os padrões de organização espacial e os processos que levaram a tais disposições biológicas. Como abrange uma ampla área de estudo e relaciona informações de diversas outras ciências, a biogeografia é uma ciência multidisciplinar anda junto com a geografia, biologia, climatologia, geologia, ecologia e evolução.


O principio do estudo da ciência biogeográfica aconteceu com os estudos de Alfred Russel Wallace, quando fez um estudo a respeito do arquipélago malaio, onde descreveu as inúmeras espécies que ali habitavam, Wallace pode observar que a norte as espécies em determinados locais eram relacionadas com espécies do continente asiático, sendo que no sul as espécies eram semelhantes as espécies australianas. Devido a essas conclusões ocorreu posteriormente uma delimitação e ainda um mapeamento das áreas estudadas por ele, esta área foi também denominada de “Linha de Wallace”. Wallace foi o primeiro a propor uma “geografia” das espécies animais e, como tal, é considerado um dos precursores da ecologia e da biogeografia e, por vezes, chamado de “Pai da Biogeografia”. Em 1848, Wallace e Henry Bates partiram para o Brasil com a intenção de coletar insetos e outros espécimes animais na floresta amazônica e vendê-los à colecionadores na Inglaterra. Também esperavam juntar evidências da transmutação das espécies. A viagem de Alfred Wallace, junto com seu amigo Henry Bates, à Amazônia, revolucionou a biogeografia, não apenas brasileira, mas também a mundial. Pela primeira vez, foi constatada a importância de conhecer a exata localização das espécies. Com ela, foi possível conceituar as áreas de endemismos da Amazônia.
O estudo da biogeografia tem como tema central o estudo da evolução das espécies e o modo como vivem e reproduzem, e também como as mais variáveis condições impostas pelo ambiente influenciam no desenvolvimento da vida na superfície terrestre. O objetivo principal dos estudos dedicados a biogeografia é combinar as diferentes variáveis responsáveis pela ocorrência de vida e criar uma “receita” para a existência de determinadas espécies em um dado ambiente.
Para melhor estudar a ciência biogeográfica, os mais diversos lugares do planeta foram aos poucos mapeados, pesquisados e catalogados, sendo que foram divididos em regiões. Essas divisões receberam o nome de “divisões biogeográficas”, sendo que as principais são as seguintes:

- Região Paleártica: abrange todo o continente europeu, o norte da África até o deserto do Saara, também o norte da Península Arábica e toda a Ásia ao norte do Himalaia incluindo também a China e o Japão.
- Região Neoártica: esta região compreende toda a América do Norte, indo até a fronteira sul do México.
- Região Afro-tropical ou Etiópica: esta região abrange a África sub-saariana e os dois terços mais ao sul da península arábica.
- Região Neotropical: estende-se do centro do México até o extremo sul da América do Sul.
- Região Indo-malaia: compreende o subcontinente indiano, sul da China, Indochina, Filipinas e a metade Ocidental da Indonésia.
- Região australiana: o restante mais a leste da Indonésia, ilha de Nova Guiné, Austrália e Nova Zelândia.
- Região oceânica: as demais ilhas do oceano Pacífico.
- Região antártica: correspondente ao continente e ao oceano com o mesmo nome.


Postado por LUCINÉIA LOURENZI

FOntes:
http://www.grupoescolar.com/materia/biogeografia.html
http://www.ib.usp.br/~silvionihei/biogeografia.htm
http://www.aultimaarcadenoe.com/biogeografia.htm

2 comentários:

  1. Ok! Postagem bem didática, embora sem muitas novidades em relação ao que nós já havíamos discutido em aula.

    ResponderExcluir