quinta-feira, 3 de junho de 2010

Paleobiogeografia e a Importância dos Fósseis

A Paleobiogeografia é um dos ramos da Paleontologia que trata da distribuição de grupos de organismos representados exclusivamente por fósseis e que vem ao encontro da Biogeografia, pois utiliza-se de vários conceitos desta ciência. A Biogeografia, como considerada aqui, é a Biogeografia Histórica, que trata particularmente da reconstrução da história de áreas de endemismo, ou seja, áreas de grupos taxonômicos que se desenvolveram numa região restrita.

Para entender a história de cada grupo de organismos e os processos evolutivos que resultam na sua atual distribuição geográfica é necessária a reconstituição do passado e da história evolutiva dos organismos, um dos meios mais significativos para se fazer esta reconstituição é através da utilização de restos fósseis.

Fósseis são restos preservados de plantas ou animais mortos que existiram em eras geológicas passadas, eles auxiliam na identificação da idade mínima de um taxon. Geralmente apenas as partes rígidas dos organismos se fossilizam, mas às vezes um organismo inteiro é preservado, como é o caso do esqueleto quase completo do tecodonte predador Prestosuchus chiniquensis, que viveu há cerca de 238 milhões de anos e que foi encontrado no município de Dona Francisca, na região central do nosso estado. O local é rico em fósseis do período triássico, entre 200 e 250 milhões de anos atrás, quando os continentes ainda não haviam se separado, muitos fósseis foram achados nesta região, principalmente na formação Santa Maria.


Essa espécie de tecodonte foi identificada no início do século XX e seus esqueletos só foram encontrados no Brasil. Resquícios de parentes do Prestosuchus chiniquensis foram achados na Argentina e nos Estados Unidos, mas são menores. Este exemplar de Tecodonte descoberto recentemente foi o mais completo e melhor conservado até hoje, por meio da descoberta, será possível descobrir, entre outras coisas, a causa da morte do animal e a qual espécie (tipo de Prestosucus) ele pertence.

Bibliografia utilizada:

http://veja.abril.com.br/250398/p_080.html

http://pt.bukisa.com/topics/repteis-do-triassico

http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2010/05/16/fossil-de-tecodonte-retirado-de-sitio-paleontologico-no-rio-grande-do-sul-916594513.asp

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a2905618.xml

http://www.igeo.ufrj.br/ismar/1/1_21.pdf

Postado por Cristina Limana

Um comentário:

  1. Cristina,
    gostei do teu texto, mas acho que dada a importância do tema e a quantidade de material disponível, você poderia ter desdobrado um pouco mais.

    ResponderExcluir