sexta-feira, 4 de junho de 2010

Vavilov : E a domesticação das plantas

As plantas cultivadas originaram-se a partir de ancestrais selvagens em locais

hoje conhecidos como "centros de origem" ou "centros de diversidade", que são áreas geográficas específicas e mais ou menos restritas.O conceito dos centros de origem foi proposto pela primeira vez pelo cientista russo Nikolai Vavilov (1887-1943).



Uma de suas missões era coletar germoplasma vegetal relacionados para uso em melhoramento de plantas nacionais projectos. Durante suas explorações, Vavilov observou que a diversidade das culturas e entendeu que a sua concentração era em torno de regiões específicas.Ele propôs que essas concentrações de alta variabilidade indicando as regiões onde a domesticação dessas culturas começou. Este conceito foi contra a opinião dominante de que o cultivo de plantas começou aleatoriamente em todo o mundo.A Grande vantagem de Vavilov é que ele conseguiu se utilizar das teoria da evolução de Darwin, e os conhecimentoscientíficosacumulados ate o final do século XIX, e o enorme saber que ele acumulou durante asmais de 100 expedições cientificas que ele realizou, pelo Irã , Estados Unidos , URSS , América Central e do Sul , Bacia Mediterrânica e Afeganistão e Etiópia.

Vavilov ao referir-se aos centros de origem das plantas cultivadas descreveu que esses ocorriam principalmente nas regiões montanhosas entre o Trópico de Capricórnio (23 ° 28 'sul) do equador e cerca de 45 ° N do equador no Velho Mundo. Na faixa de domesticação do Novo Mundo ocorreu entre os dois trópicos (Câncer e Capricórnio), aproximadamente. Em todos os casos origens agrícolas e diversidade primitiva ocorreu em regiões complexas e de alta montanha. Em 1924 Vavilov escreveu: "A história e a origem das civilizações humanas e a agricultura são, sem dúvida, muito mais do que qualquer documentação antiga, sob a forma de objetos, inscrições e baixos-relevos nos revela. Um conhecimento mais intimo das plantas cultivadas e suas diferenciações em grupos geográficos ajudam-nos a atribuir a sua origem remota a épocas muito, onde a 5.000 a 10.000,mas representam um momento curto”. Em 1926, Vavilov publicado suas teorias em seus "Estudos sobre a Origem das Plantas Cultivadas". Ele identificou oito áreas de diversidade e origem das plantas cultivadas. Essas áreas passaram a ser conhecidos como os Centros de Vavilov da diversidade ou, simplesmente, Vavilov Centers. A seguir, estão os oito centros e algumas das culturas para as quais eles são centros de origem / diversidade:



1- O Centro Chinês

No Centro Chinês foram reconhecidas 138 espécies distintas, das quais, provavelmente, as mais importante foram::

Cereais e Legumes: painço, Koaliang, trigo mourisco, cevada, soja, feijão Adzuki, mucuna.
Raízes, tubérculos e produtos hortícolas: ex chinês inhame, rabanete, repolho chinês, cebola, pepino.
Frutas e nozes: por exemplo, pêra, maçã chinesa, pêssego, damasco, cereja, noz, lichia
Açúcar, Drogas e Fibras Vegetais: cana-de-açúcar, papolas, ginseng cânfora, cânhamo.

repolho chinês

Cânfora

Mucuna

2. O Centro de índio

Inclui todo o subcontinente-originalmente baseado no arroz, painço e legumes, com um total de 117 espécies.

Legumes: arroz, grão de bico, feijão-guandu, mung feijão, arroz de feijão, feijão caupi.
Legumes e Tubérculos: berinjela, pepino, rabanete, taro, inhame.
Frutas: manga, laranja, tangerina, cidra, tamarindo.
Açúcar, óleo e Plantas fibrosas: cana-de-açúcar, coqueiro, sésamo, cártamo, algodão árvore, orientais algodão, juta, crotalária, kenaf.
Especiarias, Estimulantes, corantes, e Variados: maconha, pimenta preta, goma arábica, sândalo, índigo, canela árvore, Croton, bambu.


Arroz

Rabanete

Grão de bico


2a. O Centro Indo-Malaia

Este centro de origem inclui a Indonésia, Filipinas, etc - com as culturas de raiz(Dioscoreaspp., Tacca, etc preponderante), também com fruticultura, cana de açúcar, especiarias, etc, cerca de 55 espécies.

Cereais e legumes :mucuna
Frutos: pomelo, banana, breadfruit, mangostão
Óleo, Açúcar, tempero e Fibra Plantas: coqueiro, cana, cravo-da-índia, noz-moscada, pimenta preta, cânhamo de Manila.
Breadfruit
Coqueiro

Nós Moscada

3-Asiático central

Tajiquistão, Uzbequistão, etc - com trigo, centeio e muitas leguminosas herbáceas, bem como as culturas semeadas raiz-semente e os frutos, cerca de 42 espécies.

Cereais e Legumes: trigo mole, ervilha, lentilha, feijão cavalo, grão de bico, feijão mung,mostarda, linho, gergelim
Fibras Vegetais: Maconha, algodão
Vegetais: cebola, alho, espinafre, cenoura
Frutos: pistacio, pêra, amêndoa, uva, maçã
Trigo mole

Maconha

Gergelim


4-. Oriente próximo

Incluindo a Transcaucásia, o Irã e Turcomenistão - com trigos mais, centeio, aveia, sementes e leguminosas forrageiras, frutas, etc, cerca de 83 espécies.

Cereais e Legumes: trigo mole, trigo duro, trigo oriental, persa trigo, duas linhas de cevada, centeio, aveia, lentilha, tremoço.
Plantas Forrageiras: alfafa, trevo-persa, fenacho, ervilhaca, ervilha.
Frutos: figo, romã, maçã, pêra, marmelo, cereja.


Trigo
Cereja
Cevada

5-O Centro Mediterrâneo

De importância mais limitada do que os outros para o leste, mas incluindo trigo, cevada, forrageiras, hortaliças e frutas, sobretudo, especiarias e plantas oleaginosas etéreo, cerca de 84 espécies.

Cereais e Legumes: trigo duro, emmer, trigo polonês, espelta, aveia Mediterrâneo, aveia areia, ervilha, tremoço.
Plantas Forrageiras: trevo, trevo branco, trevo carmesim, serradela.
Oléos e Fibras Vegetais: linho, colza, mostarda preta, azeite.
Vegetais: beterraba, repolho, nabo, alface, aspargo, aipo, chicória, cherivia, ruibarbo.
Outras Plantas: alcaravia, anis, tomilho, hortelã, sálvia, lúpulo.

Chervirila

Hortelã

6-A Abissínio

Atual Etiópia , Centro de menor importância, principalmente um refúgio das culturas de outras regiões, especialmente trigo e cevada, grãos local, especiarias, etc, cerca de 38 espécies

Cereais e Legumes: trigo duro, trigo, emmer, polonês trigo, cevada, sorgo, linho.

Diversos: gergelim, mamona, agrião jardim, café, quiabo, mirra, índigo.


Café



Mamona

Sorgo

7- O Sul mexicano e América Central

O principal produto domesticado nesta área foi o milho fonte de alimento para grande partedapopulação mundial nos dias de hoje e utilizado também para , Phaseolus e espécies de cucurbitáceas, com especiarias, frutas e fibras vegetais, cerca de 49 espécies.

Cereais e Legumes: milho, feijão, grão amaranto.
Cucurbitáceas: abóbora de malabar, abobrinha inverno, chuchu.
Fibras Vegetais: algodão e sisal.
Diversos: batata-doce, araruta, pimenta, mamão, goiaba, caju, cereja selvagem preta, chochenial, tomate cereja, cacau.

Batata doce

Algodão
Milho verde

8-a. América do Sul, região Andina

Bolívia, Peru, Equador importante para a batata, outros tubérculos, culturas de grãos dos Andes, legumes, especiarias e frutas, assim como as drogas (cocaína, quinino, tabaco, etc), cerca de 45 espécies.

Batata
Quinino

8-b. O centro do Chile

Apenas quatro espécies - fora da área principal de domesticação de culturas, e um dessesSolarium tuberosum , derivado do centro andino, em qualquer caso. Pelo pequeno Numero deespécies domesticada nesta área alguns dizem que esta área dificilmente poderia ser classificado como um dos oito centros de origens.

Morango

Batata

8-C Centro Brasileiro-Paraguaia

De novo fora dos grandes centros, com apenas 13 espécies, apesar de mandioca Manihot () eArachis (amendoim) são de grande importância, outros, como abacaxi, seringueira, cacau Theobromaprovavelmente foram domesticados muito mais tarde. mandioca, amendoim, seringueira, abacaxi, castanha do pará, caju.


Amendoim

Abacaxi




Um comentário:

  1. Lucas,
    tua postagem demonstra realmente um grande esforço de pesquisa das imagens, e isso foi muito legal; parabéns! Só tenha um pouco de cuidado com o teu texto, que tá meio truncado. Talvez tenha faltado uma segunda leitura para "polir" melhor, mas mesmo assim está legal!

    ResponderExcluir